Mapa do site
CPORAER-SJ REALIZA MARCHA ADMINISTRATIVA CONJUNTA COM OUTRAS OM.

No dia 25 de agosto de 2023, pela manhã, os militares do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos (CPORAER-SJ), da Prefeitura de Aeronáutica de São José dos Campos (PASJ), do Destacamento de Infraestrutura de São José dos Campos (DTINFRA-SJ), do Grupamento de Apoio de São José dos Campos (GAP-SJ) e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) realizaram uma marcha administrativa de 11 Km.
O exercício aconteceu nas instalações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e contou com aproximadamente 350 militares, somando-se todas as OM envolvidas. Após o cerimonial de hasteamento do Pavilhão Nacional, presidido pelo Comandante do CPORAER-SJ e comandado pelo Tenente-Coronel de Infantaria Márcio Simões Pereira Campos, Comandante do Corpo de Alunos, a tropa rompeu marcha dando início ao exercício.
A organização, logística e execução da marcha ficou sob a responsabilidade do CPORAER-SJ, que contou durante todo percurso com o apoio das equipes do Grupo de Segurança e Defesa de São José dos Campos (GSD-SJ) e do Grupo de Saúde de São José dos Campos (GSAU-SJ). Na avaliação do Comandante do CPORAER-SJ, Coronel de Infantaria Kléber Teixeira da Cruz, o resultado foi bom, pois a marcha administrativa é uma excelente oportunidade de avaliar o preparo da tropa.
Um dos objetivos da marcha administrativa foi adestrar a tropa em deslocamentos, desenvolvendo atributos como espírito de corpo, rusticidade, iniciativa, persistência e liderança.





Fonte: SO Julio Lemes/ SCS-CPORAER-SJ
Fotos: SD Nazaro/ SCS-CPORAER-SJ
NOVE CABOS CONCLUEM O EAG/TS NO CPORAER – SJ

O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos - SP, (CPORAER – SJ), realizou na manhã do dia 30 de junho, a Cerimônia de Conclusão do Estágio de Adaptação a Graduação de Terceiro Sargento (EAG/TS), "TURMA RANGER".
O Evento foi presidido pelo Senhor Comandante do CPORAER - SJ, Coronel de Infantaria Kléber Teixeira da Cruz e contou com as presenças do Comandante do Corpo de Alunos, Tenente-Coronel de Infantaria Márcio Simões Pereira Campos, da Senhora Prefeita de Aeronáutica de São José dos Campos, Tenente-Coronel Intendente Luciana França Rosa Freitas e do Chefe da Divisão de Ensino, Major de Infantaria Rafael Dalton Brasil Pato, além de amigos e colegas de trabalho dos concludentes, já que todos fazem parte do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos.
Após o término da entrega de Certificados o Comandante do CPORAER-SJ, CeL Kléber, dirigiu palavras aos concludentes onde destacou “Os cabos tem uma experiência excepcional, digo isto porque tive uma experiência muito positiva, com os Cabos condutores de veículos, quando foi Coordenador de Segurança Presidencial do Gabinete de Segurança Institucional da Residencia da República, em Brasília – DF.”
Após o termino da cerimônia e logo em seguida, aconteceu a descerramento da Placa referente a Turma Ranger, na Galeria de Honra do CPORAER-SJ.
Durante suas palavras, o orador da turma, Cabo Especialista em Administração Douglas José Goulart destacou “agradecemos a todos nossos eméritos mestres, nossos instrutores, nossos professores, que abriram mão de seus tantos muitos afazeres cotidianos, para nos transmitir tão necessário conhecimento, nos preparando para as missões e lideranças que hão de surgir nessa nova fase de nossas vidas.”




CPORAER-SJ forma novos Oficiais Temporários para o DCTA

No dia 28 de abril, o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos (CPORAER-SJ) realizou a Cerimônia Militar Alusiva à Conclusão do Estágio do Quadro de Oficiais Convocados – “Turma Velos”.
A Cerimônia Militar foi presidida pelo Vice-Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, e contou com a presença do Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar Frederico Casarino, do Vice-Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Jesuíno Takachi Tomita e demais autoridades.
No decorrer da Cerimônia, a primeira colocada da Turma Velos, Aspirante a Oficial Aline Cristina de Lima Bertiotti e o Estagiário Padrão, Aspirante a Oficial Maurício Hiroshi Kishi, receberam das mãos do Vice-Diretor do DCTA e do Comandante do CPORAER-SJ, Coronel de Infantaria Kléber Teixeira da Cruz, uma homenagem pelas conquistas durante o curso.
O Coronel Kléber destacou aos novos Aspirantes: “Desejamos, do fundo de nossos corações, que todos atinjam pleno sucesso em suas novas funções, e que, dessa forma, possam contribuir com a missão do DCTA, que é a de “desenvolver soluções científico-tecnológicas no campo do poder aeroespacial, a fim de contribuir para a manutenção da soberania do espaço aéreo e a integração nacional”.
O Vice-Diretor do DCTA encerrou a cerimônia destacando a importância do compromisso assumido pelos formandos: “Desejo que o mesmo brilho no olhar, entusiasmo e motivação que contagiou a todos nessa manhã, continue a perdurar de forma inabalável durante cada dia que os senhores vestirem esta farda”, pontuou.







Fonte: CPORAER-SJ, por SO Júlio
Fotos: DCTA, por S2 VITOR COSTA
Estagiários do QOCON 2023 realizam exercício de campanha para conclusão do curso

Nos dias 19 e 20 de abril, os alunos do Estágio do Quadro de Oficiais Convocados (QOCON), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), participaram do Exercício de Campanha (EXEC) 2023.
Em uma área reservada da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), o EXEC foi conduzido pela Seção de Instrução Militar (SIM), do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos (CPORAER-SJ), com o objetivo de preparar os futuros oficiais para o enfrentamento de situações adversas e conhecimentos de sobrevivência em ambiente de selva.
Durante os dois dias de atividade, os estagiários tiveram instruções sobre obtenção de água e fogo, armadilhas, ofidíssimo, salvamento de feridos e abrigos improvisados. O Comandante do Corpo de Alunos, Tenente-Coronel de Infantaria Marcio Simões Pereira Campos, explicou que o EXEC foi planejado com vistas a proporcionar toda a segurança necessária, a fim de que os estagiários pudessem participar plenamente das atividades.
“Ao final, o desempenho dos estagiários foi o esperado, e todos se dedicaram, com garra e vibração, alcançando assim, o objetivo principal”, disse Tenente-Coronel Marcio.
Para a estagiária especializada em relações públicas, Rebeca Falcão de Medeiros, “vivenciar o EXEC foi uma experiência de total relevância, pois é uma atividade que nos prepara para possíveis casos de sobrevivência, em que esses conhecimentos e preparo físico são colocados à prova”.
De volta ao CPORAER-SJ, os estagiários foram recepcionados pelo Comandante do CPORAER-SJ, Coronel de Infantaria Kléber Teixeira da Cruz, que parabenizou a todos, instrutores e instruendos, pelo sucesso da missão.
O EXEC faz parte do currículo mínimo, e é uma atividade indispensável para a formação militar dos futuros Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB).




Fonte: CPORAER-SJ, por SO Julio Lemes
CPORAER-SJ comemora 70º aniversário com imposição de “Medalha Militar de Tempo de Serviço”

Na última sexta-feira (31), o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica (CPORAER-SJ) comemorou seu 70º Aniversário, em Cerimônia Militar presidida pelo Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar Frederico Casarino e contou também, com a presença do Graduado Master da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), Suboficial Fabiano Rocha França, Comandantes, Chefes e Diretores das Organizações sediadas no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), além de ex-integrantes do efetivo ao longo desses anos.
Em suas palavras, o Comandante do CPORAER-SJ, Coronel de Infantaria Kléber Teixeira da Cruz, destacou a importância dessa Organização Militar (OM) para a Força Aérea Brasileira (FAB).
“Nossa organização é comprometida com a missão de entregar a FAB recursos humanos que tenham enraizado em suas almas os valores de nossa força, os quais, somados à formação técnica e acadêmica, corresponderão aos anseios de uma força moderna e eficiente. Parabenizo, assim, a todos os integrantes deste centro de formação, de ontem e de hoje, pelo aniversário de 70 anos de criação do CPORAER-SJ”, disse.
Dando prosseguimento a Cerimônia, ocorreu a imposição da Medalha Militar de Tempo de Serviço, pelo Diretor do IAE, acompanhado pelo Comandante do CPORAER-SJ.
Foram agraciados com a Medalha de Prata, em reconhecimento aos bons serviços prestados por mais de 20 anos o Major de Infantaria Rafael Dalton Brasil Pato e o Sargento Especialista em Guarda e Segurança Rafael Gleiber Mota da Silva. Com a Medalha de Bronze, por mais de 10 anos de serviço foram agraciados o Tenente de Infantaria Rubens Bortolazzo Pinto, a Sargento Especialista em Suprimento Bianca Melo da Silva e o Sargento Especialista em Guarda e Segurança Valter Pereira Francisco Júnior.
Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica (CPORAER-SJ)
O CPORAER-SJ, “Esteio Militar na Formação do Engenheiro”, foi criado por meio da portaria nº 117, de 19 de março de 1953, aprovada pelo Brigadeiro do Ar Nero Moura, Ministro da Aeronáutica.
A missão dessa Organização Militar é formar militares, nos postos e graduações de interesse do COMAER, a fim de contribuir para o desenvolvimento de soluções científico-tecnológicas no campo do poder aeroespacial. É um estabelecimento de ensino modelar na formação de Oficiais da Reserva e da Ativa da Aeronáutica, com o reconhecimento de sua excelência em nível nacional, fortalecendo a sinergia entre a formação técnica de engenharia recebida no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a formação profissional militar ministrada.






Cerimônia Militar no DCTA realiza a nomeação de Primeiros-Tenentes Engenheiros

No dia 17 de dezembro, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) promoveu a Cerimônia Militar de Nomeação dos 40 Primeiros-Tenentes Engenheiros, concludentes do Estágio de Preparação de Oficiais Engenheiros (EPOE), curso curricular ministrado pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica – SJ (CPORAER-SJ), “Turma Andirá”.
A cerimônia foi presidida pelo Vice-Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Major-Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski, e contou com a presença do Diretor-Geral da Secretaria Interamericana de Defesa, General de Divisão Reinaldo Salgado Beato; do Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi; do Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar Jorge Marques de Campos Junior; do Brigadeiro Engenheiro Venâncio Alvarenga Gomes; do Brigadeiro Engenheiro Maurício Pazini Brandão; da Vice-Reitora do ITA, Professora Doutora Emília Villani; do Gerente Regional da POUPEX, Coronel de Infantaria Luiz Fernando Azevedo Delage, além da presença dos Comandantes, Chefes e Diretores das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ) e da Pró-Reitora de Administração do ITA.
Durante a solenidade, ocorreu a Passagem da Liderança do Corpo de Alunos, na qual o Primeiro-Tenente Engenheiro Guilherme Ernando Simões de Oliveira passou o comando ao Aspirante a Oficial Caio Bianchi Nocrato Gomes, primeiro colocado do quarto ano. A cadeia de liderança do Corpo de Alunos tem por incumbência o exercício e o desenvolvimento da liderança, bem como o assessoramento ao Comando do Corpo de Alunos do CPORAER-SJ nos assuntos relevantes.
“É uma felicidade muito grande, porque não se trata apenas de receber a liderança, mas de todo o caminho percorrido até aqui, marcado por desafios e muito trabalho. Tenho uma forte vivência com o meio militar, o que torna esse momento ainda mais significativo para mim. Para o próximo ano, quando estarei no quinto e último ano, a expectativa é muito positiva. Pretendo seguir a carreira militar e atuar na área de engenharia, com foco em computação. Estou animado com os desafios que virão, como o trabalho de graduação, a realização de um estágio e, se Deus quiser, a possibilidade de ingressar em um programa de mestrado ainda durante a graduação”, disse o Aspirante a Oficial Nocrato.
O Primeiro-Tenente Ernando, primeiro colocado da Turma Andirá, foi convidado a ocupar o seu lugar de destaque frente à tropa, a fim de receber os seguintes prêmios: Prêmio POUPEX, que reconhece o militar como exemplo em meio aos seus pares, entregue pelas mãos do Gerente Regional da POUPEX, Coronel Delage; Prêmio CPORAER-SJ, pelo desempenho intelectual exercido durante todo o estágio, entregue pelas mãos do Comandante do CPORAER-SJ, Coronel Márcio; Prêmio INCAER de Cultura Aeronáutica, conferido aos componentes do corpo discente que se destacaram com a classificação final dos primeiros colocados nos cursos e estágios ministrados pelos estabelecimentos de ensino do Comando da Aeronáutica, entregue pelas mãos do Diretor do IAE, Brigadeiro Marques; Prêmio Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, concedido ao melhor classificado ao término do curso de graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), entregue pelo Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro Javoski, acompanhado do Brigadeiro Venâncio.
“Para mim, é a realização de um sonho que começou há muitos anos. Foram três anos de cursinho até a aprovação, então esse momento representa o fechamento de um ciclo muito maior do que apenas a formatura no ITA. Primeiro, a realização do sonho de ser aprovado; depois, a conclusão de um caminho extremamente difícil e árduo. Quando olho para trás, o sentimento que define tudo isso é a gratidão. Sou muito grato pela oportunidade de estudar em uma instituição como o ITA, e conquistar a primeira colocação torna esse momento ainda mais motivador e gratificante. Vou seguir a carreira militar, conciliando o sonho de ser engenheiro com o de integrar a Força Aérea Brasileira. Meu avô também foi militar, e esse interesse sempre esteve presente na minha vida. No ITA, tive a oportunidade de unir a formação acadêmica à responsabilidade do militarismo, o que me trouxe muitos aprendizados. Quero continuar aprendendo e servir ao país, retribuindo, com meu trabalho, tudo aquilo que a nação investiu na minha formação. Mais uma vez, o sentimento que resume tudo é gratidão”, declarou o Primeiro-Tenente Ernando.
Durante a leitura da Ordem do Dia, o Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro Javoski, destacou a missão histórica do ITA, idealizado pelo Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, como pilar da soberania tecnológica e do desenvolvimento nacional, ressaltando que a formação no ITA vai além da excelência técnica, ao atribuir aos novos engenheiros a responsabilidade de transformar conhecimento em soluções concretas a serviço da sociedade. Ao marcar o encerramento de um rigoroso ciclo acadêmico e militar, a cerimônia simbolizou a conclusão dessa importante etapa.
“Que esta cerimônia marque, para cada um, um novo ponto de partida repleto de possibilidades infinitas. Que a dedicação demonstrada durante estes anos seja a fundação sólida sobre a qual se construirão carreiras memoráveis. Que sirvam à Aeronáutica, ao Brasil e à sociedade com a mesma excelência, honra e dignidade demonstradas até aqui. O país aguarda com esperança renovada. A Força Aérea confia na capacidade de inovar, de transformar e de elevar o Brasil. Que se honre este chamado com coragem, sabedoria e compromisso inabalável”, reforçou o Major-Brigadeiro Javoski.
Ao final da solenidade, os novos Oficiais Engenheiros da Força Aérea Brasileira (FAB) entoaram, pela última vez, o grito de guerra da Turma Andirá e receberam os cumprimentos dos familiares que acompanharam vibrantemente a cerimônia.




Fonte: CPORAER e DCTA, por Tenente Juliana Renó e Tenente Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Sgt Neves
Confraternização de fim de ano do CPORAER-SJ

O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos (CPORAER-SJ), por intermédio da Seção de Comunicação Social (SCS) e da Seção de Infraestrutura (SDIE), realizou no dia 10 de dezembro de 2025 a confraternização de encerramento do ano. O evento aconteceu na sede social do clube de campo da ADCCTA, no município de Jambeiro (SP), reunindo o efetivo e seus familiares em um ambiente de integração e confraternização.

A programação teve início com um café da manhã de boas-vindas, seguido de um churrasco, proporcionando aos participantes um dia marcado por momentos de descontração, convivência harmoniosa e fortalecimento dos laços entre os integrantes da Organização e seus familiares. Atividades recreativas e espaços de interação garantiram a animação ao longo de todo o evento.

A organização das atividades — incluindo o café da manhã, carrinho de picolés, churrasco, lembrancinhas doces e a árvore de Natal decorada com fotos das famílias — ficou a cargo das equipes das Seções de Infraestrutura e de Comunicação Social, com o apoio irrestrito de todo o efetivo presente. O trabalho conjunto foi fundamental para assegurar um evento bem-sucedido e repleto de momentos de alegria.

A confraternização de final de ano simboliza o encerramento de mais um ciclo de atividades e convida à reflexão sobre as vivências ao longo do período. Trata-se de um momento de pausa, renovação e reconhecimento dos aprendizados e conquistas, fortalecendo o espírito de união e alimentando a expectativa positiva para os desafios e realizações do ano que se aproxima.

Fonte: CPORAER-SJ – 1T Juliana Renó
Foto: CPORAER-SJ – 1S Mendonça
Página 1 de 2