Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Últimas notícias > Estagiários do QOCON 2023 realizam exercício de campanha para conclusão do curso
Início do conteúdo da página

Nos dias 19 e 20 de abril, os alunos do Estágio do Quadro de Oficiais Convocados (QOCON), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), participaram do Exercício de Campanha (EXEC) 2023.
Em uma área reservada da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), o EXEC foi conduzido pela Seção de Instrução Militar (SIM), do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos (CPORAER-SJ), com o objetivo de preparar os futuros oficiais para o enfrentamento de situações adversas e conhecimentos de sobrevivência em ambiente de selva.
Durante os dois dias de atividade, os estagiários tiveram instruções sobre obtenção de água e fogo, armadilhas, ofidíssimo, salvamento de feridos e abrigos improvisados. O Comandante do Corpo de Alunos, Tenente-Coronel de Infantaria Marcio Simões Pereira Campos, explicou que o EXEC foi planejado com vistas a proporcionar toda a segurança necessária, a fim de que os estagiários pudessem participar plenamente das atividades.
“Ao final, o desempenho dos estagiários foi o esperado, e todos se dedicaram, com garra e vibração, alcançando assim, o objetivo principal”, disse  Tenente-Coronel Marcio.
Para a estagiária especializada em relações públicas, Rebeca Falcão de Medeiros, “vivenciar o EXEC foi uma experiência de total relevância, pois é uma atividade que nos prepara para possíveis casos de sobrevivência, em que esses conhecimentos e preparo físico são colocados à prova”.
De volta ao CPORAER-SJ, os estagiários foram recepcionados pelo Comandante do CPORAER-SJ, Coronel de Infantaria Kléber Teixeira da Cruz, que parabenizou a todos, instrutores e instruendos, pelo sucesso da missão.
O EXEC faz parte do currículo mínimo, e é uma atividade indispensável para a formação militar dos futuros Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB).

 

 

 

 

Fonte: CPORAER-SJ, por SO Julio Lemes

 

Fim do conteúdo da página