O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos (CPORAER-SJ), subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizou, na última sexta-feira (11), a Cerimonia militar de Declaração de Aspirantes a oficial da Reserva da Aeronáutica, Septuagésima turma de concludentes do Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), ministrado, ao logo do ano de 2022, pelo CPORAER-SJ.
A solenidade contou com o prestígio do Comandante da Escola de Sargentos das Armas, do Exército Brasileiro, General de Brigada Reinaldo Salgado Beato, do Chefe da Coordenadoria de Governança do DCTA, Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen, que Presidiu a Cerimônia Militar, do Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar Frederico Casarino, além de Comandantes, Chefes e Diretores da GUARNAE-SJ, entre outras autoridades militares e civis.
O grupamento composto por 145 formandos, foi comandado pelo Primeiro Tenente de Infantaria Rubens Bortolazzo Pinto. Durante a Cerimonia, os compromitentes prestaram o solene juramento a Bandeira Nacional.
Os Aspirantes Guilherme Fachinetti Feitosa, do segundo ano e o Aspirante Leonardo Morais Lins de Carvalho, do primeiro, foram destaques com as melhores médias acadêmicas e receberam das mãos do Comandante do CPORAER-SJ, Coronel de Infantaria Alexander Bokor Setta, os prêmios correspondentes as suas conquistas.
Em suas palavras, o Comandante do CPORAER-SJ, Coronel Setta, ressaltou as dificuldades encontradas durante o curso, “ É chegado o momento de nos despedirmos. Sou testemunha do esforço e da dedicação de todos vocês em cumprir da melhor forma todas as ordens e orientações transmitidas pelos nossos instrutores. Suas obrigações perante a Nação Brasileira, relativas ao serviço militar, estão por hora cumpridas… Sejam muito felizes e saibam que o CPORAER-SJ estará sempre de portas abertas para recebê-los.
Antes do desfile Militar, o Senhor Chefe da CGOV-DCTA fez uso da palavra, enaltecendo a importância da formação militar dos Alunos e relembrou o dia em que esteve na mesma condição ELES, ocorrido há aproximadamente trinta anos.
Ao encerramento, foi comandado o fora de forma e entoado, pela última vez, os Gritos de Guerra das Turmas.